domingo, 17 de março de 2013

SER OU NÃO SER NORMAL

ESCLARECENDO UM POUCO



Muita gente ainda acredita que psicanálise é uma técnica complicada que serve para investigar os doentes, para orientar-se dentro do labirinto de seus complexos, para libertá-los de suas ideias fixas e de suas angústias. Muita gente também acha que Freud não passava de um maníaco sexual.

É comum se ouvir alguém dizer: "Eu sou normal, não preciso de psicanálise." Os que assim falam têm razão em parte. Têm razão quando dizem que uma pessoa normal não deve esquadrinhar sua vida e se analisar, se esta segue tranquilamente seu curso, se alcança os fins a que se propõe, se ama e é amado, se cria vida e alegria ao seu redor e se desempenha um papel útil na sociedade. Estão equivocados os que pensam que a psicanálise ficou apenas como um método  de tratamento das neuroses, se ignoram que - além dessa função terapêutica - é também uma maneira de pensar, de ver a vida, de olhar ao próximo no que temos de mais afetivo, de olhar para nós mesmos com uma sinceridade que não se limita ao consciente, mas que chega as capas inconscientes de nossa pessoa e nos permite dispor melhor dela.

Não é muito legal dividir a humanidade em enfermos e sãos, mas não se pode negar que existem pessoas que por seu comportamento, suas exibições, suas extravagâncias, suas dificuldades para o trabalho, seu nervosismo, nos dão imediatamente a impressão de que são enfermas.

Sabemos que existem enfermos mentais em quem um transtorno orgânico, uma alteração material do cérebro comprometem tão gravemente o funcionamento de suas faculdades, que os sentimos completamente distanciados de nós. Mas entre esses enfermos, e sobretudo entre os medianamente enfermos e nós, onde está o limite divisório? Este limiar é bastante tênue não?

Desde que nascemos, lutamos contra as vicissitudes impostas pela vida, dificuldades afetivas em primeiros lugar, sobretudo os conflitos com nosso pais, com nosso ambiente e, mais tarde, como a sociedade. Reagimos a estas dificuldades de acordo com nossas heranças e com o meio que nos rodeia e sua atitude pedagógica. Nossa reação consiste em nos adaptar mais ou menos bem, raramente é uma reação perfeita. Os que reagem melhor, os que aceitam o fato de crescer, de separar-se da mãe etc, e fazem frente a novas situações, a novas exigências que a vida lhe impõe, esse são chamados se sãos. Ao contrário, aqueles que encontram dificuldades em superar essas etapas da evolução, conservam facilmente formas de reação que estão em retardo com relação a sua idade. Estes são os neuróticos.

QUEM MAIS SE BENEFICIA COM A PSICANÁLISE SÃO OS NEURÓTICOS OU OS SUJEITOS MAIS PRÓXIMOS DA NORMALIDADE??

Alguns psicanalistas acreditam que são os sujeitos mais próximos da normalidade (curados das suas neuroses) os que mais se beneficiam em maior grau com uma tomada de consciência analítica; já que acreditam que a psicanálise pode ser muito mais útil a pessoa "normal" do que aquela que está enferma.

E você? O que acha?? Deixe aqui seu comentário.

Rosângela Gonçalves








Nenhum comentário:

Postar um comentário