quinta-feira, 7 de março de 2013

ANGÚSTIA

ANGÚSTIA




Conjunto se sentimentos e fenômenos afetivos caracterizados por uma sensação interna de opressão e de constrição e pelo temor real ou imaginário de uma desgraça ou de um grande sofrimento, diante dos quais nos sentimos, ao mesmo tempo, desamparados e incapazes de dos defender.

É difícil estabelecer a distinção entre angústia e ansiedade, mas a angústia se caracteriza pela forma mais severa de ansiedade. É por isso que se fala em Angústia Psicótica, Angústia de Fragmentação, Angústia de Castração, Angústia de Morte, Angústia de Destruição etc. Enquanto a ansiedade é vivenciada na maioria das vezes em um nível fundamentalmente psíquico, a angústia, por definição, vem acompanhada de manifestações somáticas e neurovegetativas.


Angústia do Oitavo Mês

De acordo com o psicanalista americano René Spitz, a primeira manifestação de angústia verdadeira acontece em torno do oitavo mês de vida, quando o bebê se vê diante da ausência da mãe e a aproximação de um estranho, bruscamente reconhecido como diferente de sua progenitora.

Longe de ser uma manifestação anormal, esse comportamento é sinal de progresso. é a prova de que a criança atingiu a capacidade de distinguir entre o que é familiar e o que é estranho e que seu desenvolvimento afetivo se desenrola normalmente. Ao longo da vida, em momentos cruciais da existência, quando uma nova adaptação se mostra necessária, o indivíduo redescobre, temporariamente, a angústia.











______________________________________________
A psicologia em 50 verbetes - Tradução Debora Fleck - São Paulo - Ed. La Fonte - 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário