PSICOSE
Afecção mental caracterizada por uma alteração profunda na personalidade e nas funções intelectuais e pelo fato de o indivíduo não ter consciência do próprio estado.
As psicoses, cujas causas psíquicas ou bioquímicas são pouco conhecidas, são geralmente crônicas. Muitas vezes são caracterizadas por delírios, alucinações e por uma personalidade patológica. Podem ter uma repercussão importante nas relações sociais e profissionais. As principais psicoses são os transtornos bipolares, a paranoia e a esquizofrenia.
A paranoia é uma psicose caracterizada por um delírio cujos temas principais são a perseguição e a reivindicação (vontade irredutível de fazer triunfar uma demanda rejeitada pela sociedade). Sua aparição é tardia, geralmente dos 35 aos 45 anos, e acomete principalmente os homens.
A esquizofrenia é uma psicose grave que acontece mais com os adolescentes ou jovens adultos (1% a 2% da população). Essa doença se manifesta por meio de uma alteração na personalidade e sobretudo pela perda de contato com a realidade, o que pode provocar delírios (alucinações audíveis).
______________________________________________
A psicologia em 50 verbetes - Tradução Debora Fleck - São Paulo - Ed. La Fonte - 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário