sexta-feira, 8 de março de 2013

INCESTO

INCESTO




Relação sexual proibida entre um homem e uma mulher ligados por um grau de parentesco que leva ao impedimento do casamento. É preciso distinguir três níveis de incesto.

1. O incesto imaginário - Corresponde a todos os atos, atitudes, sinais e declarações emitidos pela criança que podem lembrar para o adulto o modo de sedução adulto. Mas também os jogos do adulto quando ele se põe a brincar , no seio da família, como criança, obrigando a criança a se colocar no seu lugar de adulto (o menino no lugar imaginário do pai, a menina no lugar imaginário da mãe).

2. O incesto simbólico - A proibição do incesto é realçado por Freud como uma lei social que responde a uma estrutura psíquica. Ela é instruída como tabu por ser fundamentalmente desejada. A lei da proibição do incesto vem, portanto, conter os impulsos de natureza incestuosa presentes em todos os indivíduos. Essa lei possui dois aspectos; separar a criança de sua mãe e diferenciá-la.

3. O incesto real - Designa a/as passagens ao ato sexual que podem se apresentar de inúmeras formas (toques, violação etc).

O incesto não tem como objeto apenas o sexo mas também o indivíduo. Assim, o pai incestuoso se destrói enquanto o pai da mesma forma destrói a criança enquanto filho/filha e enquanto criança.

O incesto provoca fendas profundas no indivíduo, que se traduzem em transtornos de humor, da memória, do corpo, do afeto, do comportamento e do laço social. As crianças vítimas de incesto geralmente recorrem a mecanismos de sobrevivência, o que provoca sérios desvios de personalidade.





______________________________________________
A psicologia em 50 verbetes - Tradução Debora Fleck - São Paulo - Ed. La Fonte - 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário