quinta-feira, 14 de março de 2013

TRANSTORNOS BIPOLARES

TRANSTORNOS BIPOLARES




Alternâncias de acessos de euforia e episódios depressivos. Estes são os dois polos entre os quais oscilam as pessoas que sofrem de transtornos bipolares (anteriormente chamados de "psicose maníaco-depressiva"). Esses transtornos afetam cerca de 5% da população.

O acesso de euforia ou de mania

O começo é em geral brusco. A pessoa se torna exuberante, hiperativa, apresenta insônia e pode até mesmo chegar à megalomania. O acesso de euforia às vezes é precedido de um sinal premonitório. Um acesso depressivo de maior ou menor intensidade quase sempre vem após esse estado de exaltação.

O acesso de depressão

Em geral os aceso depressivo se forma em alguns dias ou algumas semanas. O interesse em relação ao trabalho, ao lazer, à vida familiar e social, assim como o sono, se deteriora. O indivíduo se queixa de uma fadiga que o repouso não é capaz de amenizar. Surge inquietação, irritabilidade e passa a ter dificuldade para encarar a vida. O desânimo, a indecisão, a apreensão ansiosa em relação ao futuro vão impregnando aos poucos a vida cotidiana do indivíduo.

Os tratamentos

Os neurolépticos e os reguladores de humor, como os sais de lítio, fazem parte do tratamento indicado para as crises de euforia. As depressões respondem favoravelmente aos antidepressivos cerca de quatro semanas após iniciado seu uso. Atualmente as terapias comportamentais ou cognitivas mostram mais assertividade em relação às outras psicoterapias indicadas para esses casos.









______________________________________________
A psicologia em 50 verbetes - Tradução Debora Fleck - São Paulo - Ed. La Fonte - 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário