Etapa no recorte da cronologia do desenvolvimento que vai do bebê ao adolescente, baseada na existência de descontinuidade, mudanças de ritmo ou mudanças qualitativas observada na evolução somática, fisiológica ou comportamental da criança.
As fases de acordo com Freud
As fases são definidas por sua ordem de sucessão. No que concerne à evolução libidinal, tal como Freud a sistematizou, é a primazia de uma zona erógena, nascida de um prazer despertado pelo funcionamento dessa zona, que caracteriza cada fase: cavidade bucal, no caso da fase oral, zona anal, no caso da fase homônima (em torno de 2-3/4 anos, aparelho genital, no caso da fase fálica (3-4/5anos) e, por fim, a fase genital (atingida depois da puberdade). O período da latência (entre 6 e 12 anos) conclui a fase fálica.
Esse período vai do declínio da sexualidade infantil (6 anos) até a entrada na adolescência) e na puberdade. Observa-se nesse período uma dessexualização das relações de objeto e dos sentimentos (predominância da ternura, surgimento do pudor etc) e o processo de sublimação (interesse por criações artísticas, posicionamentos morais etc).
O período de latência traduz uma intensificação do recalque, que conduz a uma amnésia infantil, ao mesmo tempo em que é reforçada a identificação com os pais.
por fim, este período está ligado ao declínio do complexo de Édipo e suas formas de resolução.
______________________________________________
A psicologia em 50 verbetes - Tradução Debora Fleck - São Paulo - Ed. La Fonte - 2012.
______________________________________________
A psicologia em 50 verbetes - Tradução Debora Fleck - São Paulo - Ed. La Fonte - 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário