segunda-feira, 29 de abril de 2013

DEPRESSÃO



Afecção mental caracterizada por uma alteração profunda de humor, com presença de tristeza, sofrimento moral e retardo psicomotor.
Em geral acompanhada de angústia ou de ansiedade, a depressão alimenta no indivíduo uma dolorosa impressão de debilidade generalizada, de fatalismo desesperador, e às vezes provoca sensações contínuas de culpa, indignidade e autodepreciação, podendo levá-lo a considerar a possibilidade de suicídio ou até mesmo, em alguns casos, realizá-lo efetivamente.

Para os psicanalistas, a depressão pode ser comparada a um estado de luto que nunca chega ao fim. Uma outra corrente, oriunda da psicologia cognitiva, entende a depressão como uma perturbação dos processos cognitivos. As "estruturas cognitivas estáveis" seriam inadequadas em três áreas: o eu, o mundo exterior e o futuro. Essa "tríade cognitivo-depressiva" tinge de coloração negativa as representações ligadas a esses três campos. Essas diferentes abordagens são mais complementares do que opostas.

Os tratamentos

No plano somático, os tratamentos antidepressivos são fundamentalmente medicamentosos. A psicoterapia de inspiração analítica ou terapia cognitiva e comportamental permitem igualmente que os depressivos tomem consciência dos mecanismos psíquicos que provocam ou cultivam seu sofrimento mental e depois sejam capazes de evitar a reincidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário